(Foto: Antonio Rodrigues/DN) |
A frequente nuvem de fumaça que se forma com a queima dos resíduos no lixão de Juazeiro do Norte, no Cariri, tem incomodado a população de pelo menos dois bairros. Além disso, a fumaça gera problemas de saúde. A situação tende a se agravar diante das altas temperaturas desta época do ano.
“Desde a semana passada está assim. Os olhos ficam ardendo. É muito difícil trabalhar”, desabafa o catador de materiais recicláveis Francisco de Assis Gonçalves. No bairro Vila Três Marias, ao lado do lixão, a situação fica mais delicada durante a noite.
“Ontem foi pior. A fumaça cobriu tudo. Isso já causou até acidente. É difícil dormir. Eu coloco umas toalhas molhadas na porta, mas meus meninos passam a noite tossindo”, descreve a dona de casa Josefa Maria Rodrigues.
A localidade mais prejudicada é a Vila Padre Cícero. De acordo com a aposentada Cícera Bezerra, que mora lá há 15 anos, a comunidade já organizou protestos, fez denúncias, mas nada adiantou.
“Quando chove, é o mau cheiro, quando chega o calor, é a fumaça. Para nós, idosos, é pior. De noite não fica ninguém na rua. Só melhora quando aterra”, conta.
Com informações do Diário do Nordeste