(Foto: Hilderllon Cavalcante/DN) |
Logo nas primeiras horas do dia, os carregadores se reuniram na Praça da Matriz de Santo Antônio, no Centro, para em seguida participarem de um momento de oração na Igreja, conhecido como benção do pau. Após o momento de oração, o grupo seguiu para o Sítio Flores, local onde foi selecionada um jatobá dentre outras árvores indicadas. O tronco que vai servir de mastro da bandeira que demonstra o louvor a Santo Antônio, tem 26 metros de cumprimentos, 1,15m de circunferência e pesando cerca de duas toneladas.
O tronco foi carregado por dezenas de homens até a chamada cama do pau. “Ele ficará lá para perder umidade e peso. No dia 29 será levado nos ombros dos heróis carregadores até a matriz de Santo Antônio”, contou Rildo Teles, “Capitão do Pau”.
A festa de Santo Antônio é uma das mais conhecidas e tradicionais do Brasil. Este ano, as festividades do padroeiro serão realizadas entre os dias 28 de maio a 13 de junho. A festa envolve todos os segmentos de Barbalha e movimenta, também, cidades vizinhas do Cariri.
O momento é celebrado sempre durante 13 dias. A data inicial é o domingo mais próximo de 31 de maio, dia do carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira. Os carregadores percorrem cerca de sete quilômetros até a Praça da Matriz de Santo Antônio no centro de Barbalha, com o Pau da Bandeira às costas.
Com Diário do Nordeste