Programa atenderá alunos da rede pública (Reprodução) |
O Projeto Juventude do Futuro envolve a execução dos programas federais de prevenção às drogas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes por parte da SPD em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e apoio das administrações municipais. Em 2017, as cidades beneficiadas são: Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixelô e Sobral.
Os programas atenderão alunos da rede pública matriculados no ensino fundamental I e II e famílias residentes em áreas de vulnerabilidade social. As ações deverão ser desenvolvidas em, no mínimo, 32 escolas, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e famílias em situação de vulnerabilidade social, envolvendo 560 profissionais dos municípios, que serão devidamente capacitados.
A solenidade na SPD foi aberta pela secretária Aline Bezerra Câncio, que destacou a importância da parceria da pasta com as prefeituras. Em seguida, a gerente do Projeto Juventude do Futuro, Natália Alexandre, realizou um breve relato sobre os programas federais de prevenção, ressaltando benefícios como o aprendizado e desenvolvimento das habilidades sociais, interação cooperativa e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.
O evento teve continuidade com a assinatura do termo de cooperação entre as prefeituras e a SPD. Os prefeitos presentes ou seus representantes foram chamados, individualmente, para selar a pactuação em prol da prevenção às drogas no Estado. Eles se mostraram entusiasmados com a iniciativa da SPD, como o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, que enfatizou a importância da abordagem do tema drogas de forma transparente e aberta.
O prefeito de Redenção, David Santa Cruz Benevides, agradeceu ao governo do Estado por contemplar o seu município com os programas de prevenção, através do trabalho da SPD. Ele acredita que a prevenção às drogas contribui para um caminho de inclusão social.
O Ceará foi o primeiro Estado brasileiro a implantar os três programas federais de prevenção, simultaneamente, em 10 cidades em 2015. No ano seguinte, o Projeto Juventude do Futuro foi ampliado e consolida-se em 2017 no Ceará, demonstrando a forte atuação da SPD no eixo da prevenção, integrando ações de Saúde, Educação e Assistência Social.