8 de junho de 2020

Juazeiro está há mais de 80 dias sob decreto de isolamento social

(Foto: Normando Sóracles/Miséria)
4,45%. Essa era a taxa de letalidade apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedeci) de Juazeiro do Norte nos dados que justificavam o retorno gradativo das atividades econômicas da cidade.

De acordo com a Sedeci, para que as atividades fossem retomadas, os protocolos de convivência e de distanciamento social deveriam ser respeitados. Além disso, o quadro epidemiológico da cidade seria reavaliado diariamente, uma vez que a liberação completa das atividades estaria condicionada ao controle da epidemia do novo coronavírus.

De 31 de maio, dia em que o plano foi apresentado, até está segunda-feira (8) o quadro não foi favorável para que Juazeiro do Norte passasse da fase de transição para a 1ª fase de retomada.

No dia 31, a cidade contava com 314 casos confirmados do novo coronavírus. Destes, cinco pacientes hospitalizados, 184 pacientes em isolamento domiciliar, 111 pessoas recuperadas e 14 óbitos. Em uma semana os casos confirmados saltaram para 638, as hospitalizações para 15, os pacientes em isolamento domiciliar agora são 312 e cerca de 22 vidas foram perdidas para a doença.

Seguindo a orientação do Governo do Estado, a Prefeitura de Juazeiro do Norte escolheu renovar pela quinta vez o decreto de isolamento social e permanecer trabalhando na fase de transição do Plano Responsável de Abertura das Atividades Econômicas e Comportamentais da Sedeci.

Com isso, a cidade chega a 83 dias em isolamento domiciliar. De lá para cá, os órgãos responsáveis já estabeleceram barreiras sanitárias, já fecharam praças e ruas de grande movimentação, fiscalizam diariamente pontos de aglomeração e encontram dificuldade em dispersar e conscientizar uma parcela da população que ignora a alta taxa de transmissão do vírus.

Com informações do site Miséria

Tecnologia do Blogger.