15 de maio de 2020

Captação de sangue caiu pela metade durante pandemia em Juazeiro

(Foto: Antônio Rodrigues/DN)
Por causa da pandemia da Covid-19, o Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, apresentou uma queda de mais de 50% de doações, nas últimas duas semanas. A média, que fica em torno de 40 a 55 doadores por dia, caiu para entre 20 e 25. Mesmo com o período de isolamento, a unidade permanece aberta, adotando todas as medidas de segurança para evitar contaminação dos colaboradores. 

A enfermeira e coordenadiora de captação do Hemonúcleo de Juazeiro do Norte, Edvânia Pereira, garante que todas as medidas sanitárias estão sendo desenvolvidas. “A gente orienta que as pessoas saudáveis venham doar. Salientamos que quem está com sintomas de gripe, fique em casa”, adverte. 

Outra forma de prevenção está sendo a limitação do número de doadores. “Uma das medidas que está no plano de contingência para diminuir o contato de candidatos foi adotar um espaço maior entre um doador e outro”, explica. 

Com a queda nas doações, a coordenadora tem ligado para os colaboradores ressaltando a segurança de doar. “Estamos pedindo para passar adiante. Fizemos tudo para evitar aglomerações, mas o número já é baixo. Ontem tivemos 25 pessoas. No dia anterior, apenas 21”, lamenta. 

Desde ontem, para reforçar o banco de sangue, o Hemonúcleo tem recebido alunos de universidades. Inclusive, para estimular as doações, pediu o apoio de artistas locais. “Sempre tem uma parceria”, enfatiza a enfermeira. “A demanda hoje não é tão grande, mas essa necessidade existe. Pode não estar crítica (a situação), mas quando o número de doadores cai, dificulta a captação”, completa. 

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.