Ascom/Juazeiro do Norte |
Durante o mês de janeiro, o Consultório na Rua, instituído pela Prefeitura de Juazeiro do Norte, atendeu semanalmente cerca de 20 pessoas em situação de rua . Inserido na política nacional de atenção básica, o projeto busca ampliar o acesso dessa parcela da população aos serviços de saúde, proporcionando ações integrais na área.
Atualmente, as equipes do Consultório acompanham cerca de 240 pacientes cadastrados, realizando um acompanhamento mensal com uma abordagem multiprofissional. Além disso, são aplicados testes rápidos de HIV, VDRL, HbsaG e Hepatite C. Além dos testes, são feitas verificações de sinais vitais para aqueles com quadros mais instáveis, com encaminhamentos para consultas em UBSs e marcação de exames.
Os atendimentos oferecidos pelo Consultório na Rua são diversificados, abrangendo desde consultas de enfermagem até acompanhamento psicológico, demandas de assistência social e atividade física. Essa abordagem busca não apenas tratar questões de saúde física, mas também promover o bem-estar emocional e social dos assistidos, garantindo a inclusão e cuidado integral para aqueles que enfrentam a dura realidade de viver nas ruas.
Sobre o Consultório na Rua:
O Consultório na Rua é uma estratégia implementada pela Política Nacional de Atenção Básica com o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde. Equipes multiprofissionais desempenham ações integrais de saúde, abordando as necessidades específicas dessa parcela da sociedade. As ações acontecem de forma itinerante, permitindo que as equipes atendam diretamente nas ruas, adaptando-se à dinâmica desafiadora dessa realidade. Quando necessário, estabelecem colaborações estratégicas com as equipes das Unidades Básicas de Saúde do território, garantindo uma resposta coordenada e abrangente às demandas de saúde dessa população.
Com informações do Badalo