Foto: Thiago Sousa/Badalo |
O Centro de Referência do Idoso de Juazeiro do Norte- CRI, reinaugurou nesta quarta-feira, 25, a piscina do equipamento. O instrumento servirá para atividades físicas de hidroginástica, contribuindo nas interações sociais entre os idosos, bem como a promoção de hábitos saudáveis.
O evento foi marcado por muita alegria e comemoração. O novo equipamento apresentado está completamente reformado e modernizado para atender as necessidades dos assistidos. O protagonismo da cerimônia esteve concentrado nos idosos que participaram e puderam receber a piscina numa agitada aula inaugural.
Rizomar Fernandes Silva, assistida do CRI, esteve na turma da aula inaugural. “Aqui na piscina tá ótimo, muito bom mesmo. O atendimento foi excelente e tá ótimo, nota 10”, afirma.
Outra assistida, Gilema Alves de Lima, revelou uma ligação mais pessoal e afetiva com o CRI. “Eu participo do CRI há mais de dez anos. Eu vinha com a minha mãe, que já era veterana aqui do espaço. Na época, tinha piscina, hidroginástica, eu via as atividades que ela fazia com muita alegria. Então eu dizia, que quando eu completasse a idade de vir pra o CRI, eu estaria aqui, se Deus quisesse. E agora estou aqui, também há mais de dez anos” reflete. A assistida acrescenta ainda que “o serviço do CRI é uma benção. Só o que estava faltando mesmo era a piscina e agora veio para completar as atividades físicas e os outros acompanhamentos de médico, nutricionista, psicólogo e tudo de bom que a gente tem no CRI”, destaca.
O aposentado Expedito Francisco da Silva agradeceu pela entrega da piscina e pelo acolhimento desenvolvido no equipamento. “Há dois anos que estou no CRI, e aqui é o lugar ideal para o idoso ficar. E agora com a piscina, tudo melhora 100%”, diz.
A titular da Secretaria de Desenvolvimento Social eTrabalho, Josy Lima, fez um balanço desde a interdição até a entrega. “Reinauguramos a tão esperada piscina. Piscina, esta, que estava inativa desde 2018. Os idosos cobrando, assim como a população, então nós chegamos e priorizamos a reforma deste importante instrumento. Também melhoramos a estrutura do CRI nas salas de atendimento e na estrutura em geral”.
O Prefeito Glêdson Bezerra disse estar emocionado pela realização do evento. “Fiquei emocionado aqui quando eu ouvi vários relatos de muitos idosos que estavam pontuando que a piscina estava fechada desde 2018. E começamos nosso governo em 2021. Portanto, ela é uma daquelas mais de 30 obras que tínhamos a necessidade de entregar para a população. Essa tem sido a nossa determinação, no sentido de entregar esses equipamentos públicos, organizar a cidade. A piscina é um exemplo concreto disso”, declara o gestor.
O CRI assiste a mais de 300 idosos cadastrados no equipamento e também oferece diversas atividades dirigidas aos idosos com o objetivo de prevenir as situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Os principais serviços ofertados são: acompanhamento social, acompanhamento psicológico, acompanhamento médico, educação física, hidroginástica, terapia ocupacional, palestras informativas, visitas domiciliares e grupos de convivência. Há, também, atividades lúdicas e culturais, como o tradicional forró, o coral, oficinas de artes, entre outras.
Com informações do Badalo