(Foto: Ascom/Juazeiro) |
As Eleições gerais de 2022 chegaram ao fim, mas nos bastidores, já iniciam as converas para o pleito municipal em 2024. O Portal Badalo faz um levantamento de quem ganhou ou perdeu com as eleições deste ano, já de olho na disputa que acontecerá em dois anos, em Juazeiro do Norte.
A liderança que saiu vitoriosa desta eleição na terra de Padre Cícero foi Raimundo Macedo. Raimundão conseguiu eleger seu filho, Davi Macedo (MDB), como deputado estadual mais votado em Juazeiro do Norte, e sai para a disputa de 2024 com um capital de 25.447 votos. O grupo mais forte de acordo com o pleito de 2022. Nelinho de Freitas (MDB), que saiu em dobradinha com Davi, obteve 15.546 votos, com a parceria Nelinho/Davi, é difícil apontar o capital do possível candidato a prefeitura de Juazeiro do Norte.
A vereadora e pré-candidata a prefeita de Juazeiro do Norte, Jacqueline Gouveia (MDB), que foi candidata a deputada estadual, também se destacou no pleito, com um capital de 14.422 votos. Ela e o vereador Janu (Republicanos), já se lançaram pré-candidatos ao palácio José Geraldo da Cruz.
O ex-prefeito Arnon Bezerra (PDT), que não se elegeu como Deputado Federal, segue vivo na disputa municipal em 2024. Arnon obteve 14.393 votos.
Fernando Santana (PT), obteve 16.886 votos. Sai com um bom capital na Terra do Padre Cícero. Em 2018 ele obteve 11.202 votos. Este ano, contou com o apoio do Prefeito, Gledson Bezerra, mas também era o candidato do Ex-Governador e Senador Eleito, Camilo Santana (PT). Fernando tem em média um capital de 14 mil votos.
Já Gledson Bezerra (Podemos), saiu perdendo no pleito deste ano. Mesmo sem ser candidato, seu capital aparenta ter diminuido. No primeiro turno, Gledson apoioiu Fernando Santana, Tarso Magno, Camilo Santana e Capitão Wagner, e apenas os candidatos do PT conseguiram êxito. Tarso Magno recebeu o apoio de Gledson já com a campanha em andamento, por isso é a partir dele que fazemos a análise do capital dos votos do atual prefeito de Juazeiro do Norte.
No pleito de 2020, Tarso Magno obteve 1.358 votos. Em 2016, 3.318, uma média de 2.338 votos. Vamos supor que o capital de Tarso seja de 2.000 votos. Em 2022, ele foi lembrado em Juazeiro do Norte por 13.156 eleitores. Sem o capital de Tarso, fica uma média de pouco mais de 11.000 votos para o capital de Gledson Bezerra.
Ainda é cedo para falar em Eleições marjoritárias de 2024, mas o pleito de 2022 sevirá como termômetro para a próxima festa da democracia, onde serão escolhidos Prefeitos e Vereadores. Até lá, é provável que no tabuleiro da política juazeirense, muitas peças se reaproximem e outros movimentos marquem os bastidores da política na terra do Padre Cícero.
Com informações do Badalo