Hospital Regional do Cariri (foto: Iana Soares/OPOVO, em 03/06/2011) |
No Hospital Regional do Cariri (HRC), o acumulado até novembro deste ano registrou 3.102 atendimentos a acidentados no trânsito. Desses, 379 foram registrados apenas no último mês. Em outubro foram 434 pessoas acidentadas, a maioria delas com idades entre 20 e 40 anos. No fim do ano, a aproximação da temporada de férias e o aumento de viagens podem impactar diretamente no número de acidentes de trânsito.
Mais de 54% dos acidentes envolvem motocicletas, segundo o médico Frederico Alencar, coordenador da ortopedia do Hospital Regional do Cariri (HRC). Na maioria dos casos, as pessoas envolvidas em acidentes de trânsito não têm somente fraturas, eles podem apresentar trauma abdominal com lesão nos órgãos, traumas pulmonares ou cranianos.
O Hospital Regional do Cariri é um equipamento de alta complexidade em que os pacientes podem receber atendimento de várias especialidades em conjunto. “Nós temos uma meta de atender os pacientes em até oito dias, desde a sua entrada até a sua liberação. Muitas vezes essa meta é extrapolada e alguns pacientes chegam a ficar meses internado”, explicou o ortopedista Frederico Alencar em entrevista ao jornalista Farias Jr da rádio CBN Cariri.
O médico ressalta a importância de evitar remoções indevidas de pessoas feridas em acidentes de trânsito. “A população tentar fazer a remoção de um acidentado por conta própria põe em risco o paciente, pois ele pode sofrer lesão na coluna ou sangramentos, causando ainda o óbito no local. Existem protocolos para remoção dos pacientes que são testados e eficazes. É importante que as instituições públicas responsáveis sejam acionadas”, afirma.
Com informações de OPOVO