O Internet para Todos pretende levar conectividade a localidades que ainda não têm acesso à banda larga. A internet vai ser fornecida pelo Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), lançado ao espaço em maio de 2017.
O presidente do Senado, Eunício Oliveira, disse que desde 2005, quando ele era ministro das Comunicações, "já se falava em levar banda larga para todos os municípios e escolas públicas". "Passou todo esse tempo sem chegarmos, mas agora é levado adiante”, destacou o presidente Michel Temer durante a cerimônia, em Brasília.
Como lembrado no evento, a adesão das prefeituras se dá sem custos diretos, embora caiba aos municípios prover local para a instalação de antenas e cuidar da segurança. Como o programa é uma derivação do Gesac – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão – já existe isenção tributária na oferta das conexões, cuja promessa é de serem em preços acessíveis aos cidadãos.
De acordo com o ministro Gilberto Kassab, o objetivo é fazer acordos com todos os prefeitos do país. “Até o presente momento 2.471 prefeitos pessoalmente estão aqui neste momento para assinar esse contrato que vai permitir utilizarmos o satélite da melhor maneira possível. Mas centenas de prefeitos ligaram neste fim de semana pois não poderiam comparecer e teremos um segundo lote a ser fechado em três semanas. E provavelmente vamos atingir 100% dos municípios brasileiros.”
Com informações do Blog do Farias Junior