O Sindec é um software do Ministério da Justiça no qual são registrados os atendimentos realizados por Procons em um banco de dados que subsidia a realização de estudos e pesquisas pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e que permite a divulgação do cadastro de reclamações fundamentadas, que reúne informações importantes sobre a conduta de fornecedores no mercado local, sendo uma fonte valiosa de dados para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo.
Com ele, a atuação do MPCE na defesa dos consumidores da Região do Cariri será fortalecida uma vez que, a partir das informações a que se terá acesso pelo Sindec, será possível realizar uma radiografia da realidade das relações de consumo nos municípios sob a responsabilidade da Unidade Descentralizada do DECON com sede em Juazeiro do Norte, que abrange as Comarcas de Crato, Santana do Cariri, Assaré, Campos Sales, Araripe, Barbalha, Caririaçu, Farias Brito, Missão Velha, Jardim, Milagres, Brejo Santo, Jati, Porteiras, Mauriti, Barro, Ipaumirim, Aurora, Nova Olinda e Antonina do Norte.
Além disso, a partir de agora, com os atendimentos e denúncias dos cidadãos, serão realizadas fiscalizações rotineiras a fornecedores de produtos e serviços dos municípios abrangidos pela Unidade, nas quais será examinado o respeito ao Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a legislações específicas referentes a atividade desenvolvida pelo estabelecimento. Como se trata de um órgão da estrutura do Ministério Público, todos estes trabalhos subsidiarão a atuação dos membros do MPCE no combate à práticas infrativas por fornecedores, a partir da proposição de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e ajuizamento de Ações Civis Públicas, por exemplo.
DECON Viajante
Durante estes dias, a população destes municípios poderão tirar dúvidas sobre seus direitos nas relações de consumo, registrar reclamações contra fornecedores de produtos e serviços e solicitar a emissão de documentos (RG e CPF), serviço oferecido em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus). Os atendimentos serão realizados sempre entre 8 e 14 horas.
Além da equipe de atendimento, fiscais também viajam com o projeto para realizar vistorias a estabelecimentos em que verificam o cumprimento do CDC e de legislações específicas da atividade comercial desenvolvida pelo local fiscalizado.
O DECON Viajante faz parte do projeto “Fortalecimento e Expansão dos Órgãos de Defesa do Consumidor” do DECON, firmado entre a Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), do Ministério da Justiça, e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado do Ceará (PGJ). Em 2017, o projeto já visitou 69 municípios cearenses. Esta é a terceira vez que o DECON Viajante vai à Região do Cariri, onde já realizou ações em 11 cidades.