Cineasta gravando, na Fazenda Ipueiras, local da trama para à invasão de Mossoró (Foto: José Cícero) |
Os cangaceiros-jagunços Massilon Leite, Júlio Porto, Décio Holanda de Pereiro, o Cel. Izaias Arruda e Zé Cardoso, do cariri cearense, serão apenas alguns dos personagens tratados no documento. Eles são tidos até hoje como os principais responsáveis pela fatídica trama que culminou com o assalto frustrado à cidade potiguar em junho de 1927.
Segundo o Blog de Aurora, na tarde de sábado (25) as filmagens ocorreram na cidade de Barro, precisamente na fazenda Pilongar. Foi gravada uma entrevista com o pesquisador e Secretário de Cultura daquele município, Sousa Neto.
Já em Aurora, a equipe realizou filmagens a partir da fazenda Ipueiras, no local da antiga casa de Zé Cardoso e Izaías Arruda, onde ocorreram os encontros de ambos com Lampião, Massilon, Arruda, Zé Cardoso, Vicente Saraiva e Júlio Porto com vistas ao planejamento para o fatídico saque. Na oportunidade também foi colhido o depoimento do Secretário de Cultura do município e pesquisador do Cangaço, o professor José Cícero.
Da Fazenda Ipueiras, a equipe seguiu para o serrote do Coxá-Diamante principal coito de Lampião e seu bando das vezes que esteve em Aurora.
Os trabalhos de filmagens do documentário vai abordar todo o percurso realizado por Lampião e seu bando, abrangendo os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará.
Saiba como acessar o blog em seu celular.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Blog do Ribamar Xavier no Twitter.