14 de junho de 2021

Mártir Benigna ganhará estátua e santuário em Santana do Cariri

(Foto: Reprodução)

Aguardando apenas a cerimônia para ser oficialmente a primeira beata cearense, a menina Benigna Cardoso da Silva, a mártir Benigna, vai ganhar um santuário erguido em sua cidade natal, Santana do Cariri.

A estrutura contará com uma estátua da jovem, rampas de acesso ao monumento, templo para celebração de missas campais, via pavimentada, jardim e estacionamento. O projeto será executado pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) do Governo do Estado.

“A expectativa é que as obras comecem ainda este ano”, destaca o superintendente adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis. O projeto passará por processo licitatório a partir da próxima quarta-feira (16), às 9h, pela Procuradoria Geral do Estado.

O espaço será construído no distrito de Inhumas, que fica a cerca de quatro quilômetros da sede de Santana do Cariri, onde ela foi morta, aos 13 anos, em 1941, ao resistir à tentativa de violência sexual. Aclamada como “heroína da castidade”, logo o local se tornou alvo de devoção. Em outubro, uma romaria chega a reunir cerca de 30 mil pessoas.

De acordo com Celso Lis, o intuito é melhor receber esse volume de visitantes que deve voltar a circular pela localidade com a devida segurança sanitária, após a pandemia da covid-19, numa área de aproximadamente 48 mil metros quadrados destinada à construção do Santuário. “Vamos compor todo este complexo no município para a realização das romarias da Menina Benigna, que será um grande atrativo para a cidade", acredita. 

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.