9 de março de 2021

Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e cidades da macrorregião do Cariri não vão aderir ao lockdown

(Foto: Juciesse Filmes/Divulgação)

A Macrorregião de Saúde do Cariri cearense não entrará em lockdown contra o avanço da Covid-19. Decisão foi tomada nesta terça-feira (9) em reunião virtual de comitê criado pelos prefeitos dos municípios. A maioria foi contra a adoção do isolamento social rígido. Região é composta por 29 municípios.

écnicos da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram da reunião e alertaram aos gestores dos riscos de não adesão à medida. Eles argumentaram que com a rapidez de transmissão do novo coronavírus nesta segunda onda, a rede de assistência pode colapsar.

Os prefeitos que se posicionaram contrários afirmaram que são a favor de "medidas rígidas", mas sem fechamento de atividades não essenciais. O prefeito de Juazeiro do Norte, Gledson Bezerra, foi um dos que votaram contra o lockdown. Zé Ailton Brasil, chefe do Executivo de Crato e Guilherme Saraiva, de Barbalha, votaram a favor.

O comitê foi criado após reunião entre os prefeitos de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, onde foram definidas as ações coletivas.

A medida está sendo adotada por municípios do Ceará após recomendação do governador Camilo Santana, devido ao agravamento da pandemia e esgotamento do sistema de saúde. Decreto estadual recomenda a determinação até o dia 18 de março.

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.