12 de julho de 2020

Cidades cearenses em 'lockdown' terão retorno do transporte intermunicipal interrompido

Foto: Wandenberg Belém/DN
O governo do Estado manterá a proibição do transporte intermunicipal de passageiros em cinco municípios cearenses: Barbalha, Brejo Santo, Crato, Iguatu e Juazeiro do Norte. Todas estas cidades, que fazem parte da macrorregião de saúde do Cariri, estão sob isolamento social mais rígido. O decreto também trouxe a prorrogação do 'lockdown' nestes municípios por mais sete dias, contando a partir de segunda-feira (13).

Segundo o decreto, não poderão operar os serviços de transporte intermunicipal "tanto para destino quanto para captação de passageiros". O governador Camilo Santana (PT), ao anunciar a manutenção do lockdown nestas cinco cidades, lembrou a curva crescente dos casos da Covid-19.

O serviço de transporte, em Juazeiro do Norte, até chegou a ser retomado nessa sexta (10), mas com baixo fluxo de passageiros. A movimentação no terminal rodoviário, por exemplo, foi de apenas 10% do fluxo normal, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp)  Outras cidades importantes do interior como Iguatu, Crato e Sobral mantiveram a proibição.   

O gerente da Auto Viação Metropolitana, a Via Metro, na região do Cariri, José Cláudio Maia, garantiu que sua empresa estará cumprindo o que for estabelecido pelo decreto estadual. “Nossa concessão é pública. Só voltamos porque foi autorizado”, ressalta.

A companhia de transporte é responsável pelo transporte urbano de Juazeiro do Norte e intermunicipal, ligando às cidades vizinhas de Crato, Barbalha e Missão Velha.  

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.