11 de julho de 2020

Aplicativo desenvolvido por pesquisadores da UFCA mostra incidência da Covid-19 no Cariri

(Foto: Antônio Rodrigues/DN)
Dois pesquisadores da Universidade Federal do Cariri (UFCA), lançaram um aplicativo, nomeado Covid19-Cariri, que permite acompanhar as cidades com maior incidência da doença na Região do Cariri. Disponível para smartphones, a ferramenta também apresenta um mapa que mostra os bairros onde estão os casos, assim como idade e sexo das pessoas infectadas pelo novo coronavírus.

O trabalho é dos pesquisadores Juscelino Pereira Silva e Rafael Perazzo Barbosa Mota, que depois de lançarem o Painel de Monitoramento da Covid-19,com dados do avanço da doença no Brasil e no mundo, resolveram deixar as informações de uma maneira mais acessível.

“A ideia surgiu como uma forma de facilitar o acesso das pessoas às informações. Praticamente todo mundo tem um celular na mão e no bolso e nem todo mundo tem o computador. É mais dinâmico”, explica Rafael Perazzo, professor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCA.

O App foi criado na metade de abril, a partir dos dados baixados do IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, e filtrados pelas 29 cidades que compõem a Região do Cariri. Nele, a partir de um cálculo pela quantidade de casos e o número de habitantes, se obtém as cidades com maior incidência da doença. Hoje, Farias Brito, Potengi e Santana do Cariri lideram esta infeliz estatística.

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.