23 de novembro de 2017

Estudantes da Escola Leão Sampaio de Aurora vencem etapa regional do Prêmio Ceará Científico

O evento aconteceu no dia 14 de novembro, na cidade de Brejo Santo. (FOTO: LUIZ NETO)
De forma soberana e com avaliação de cem por cento, as alunas Larissa Alessandra Landim Duarte e Rosiany Gomes Pereira, da Escola de Ensino Infantil e Fundamental, Leão Sampaio, situada no Distrito de Santa Vitória, município de Aurora, venceram a Etapa Regional do Prêmio Ceará Científico, na categoria Pesquisa Júnior – Ensino Fundamental.

O evento aconteceu no dia 14 de novembro, na cidade de Brejo Santo, ocasião em que todos os municípios que constituem a CREDE 20, estiveram participando do acontecimento educacional. Segundo o professor Luciano Landim (Diretor da Escola Leão Sampaio de Aurora), apenas o município de Aurora participou com escola a nível municipal, as demais cidades estiveram representadas com educandários a nível estadual.

Luciano ressaltou também, que as nossas talentosas jovens da Escola Leão Sampaio, além de obter avaliação de cem por cento na categoria disputante, também superou todas as outras escolas nas mais diversificadas categorias, isto é, foi a única que conseguiu esse feito de avaliação.

Por sua vez, a Coordenadora Pedagógica do supracitado educandário municipal de ensino, professora Rafaeli Ferreira, ressalta que essa conquista só foi possível graças ao trabalho intenso e a união de todos os profissionais envolvidos no projeto: Diretor – Luciano Landim; Professoras – Cícera Maria, Lêda André e Maria da Cruz Landim, mais conhecida como Valdizete e orientadora do projeto, além das brilhantes alunas Larissa Alessandra Landim Duarte e Rosiany Gomes Pereira.

Rafaeli afirma que a Secretaria Municipal de Educação, tendo a frente Rose Macedo sempre esteve a disposição para ajudar no que for possível. Aliás, Rose – juntamente com sua equipe de trabalho tem se dedicado de forma ininterrupta no sentido de melhorar cada vez mais a qualidade da educação escolar da rede pública municipal de ensino, claro, que com todo o apoio da gestão municipal do prefeito Dr. Júnior Macedo.

“Há muito tempo criamos um laço muito forte e hoje somos uma família. Então só tenho que agradecer a vocês por tudo e dizer que isso é mais uma prova que somos os melhores do município”, frisou Rafaeli Ferreira, acrescentando que a EEIF Leão Sampaio funciona como Espaço de Intercâmbio entre gerações e que o manejo de segurar a enxada, passou para o lápis e saiu escrevendo pelas linhas do destino, concluiu.

ETAPA ESTADUAL

Vencida a Etapa Regional, agora a diretoria e professores da Escola Leão Sampaio intensificam os preparativos para as disputas da Etapa Estadual, que acontecerá nos próximos dias 14, 15 e 16 de dezembro em Fortaleza. Nesta Etapa Estadual, se classificam as quatro primeiras escolas por categoria, cuja etapa semifinal será realizada na cidade de Recife/PE, denominada de Etapa Nordeste, enquanto a fase Nacional ocorrerá em Brasília.

O Prêmio Ceará Científico é uma ação da Secretaria da Educação do Estado do Ceará que propõe a culminância, na Etapa Estadual, de todos os projetos científicos e artístico-culturais, trabalhados sistematicamente no cotidiano escolar, a fim de celebrar e socializar as produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.

Esse evento é promovido pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), com recursos do Fundo de Inovação Tecnológica (FIT), em parceria com a SEARA DA CIÊNCIA, entidade vinculada à Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Ceará Científico faz parte da política educacional de popularização das ciências, cultura e da tecnologia do Governo do Estado do Ceará, desenvolvido em três etapas: Escolar, Regional e Estadual. Essas ações pedagógicas objetivam a produção e a dinamização do conhecimento no contexto da sala de aula, da escola, da comunidade, da sociedade e do mundo.

O evento Ceará Científico, em sua Etapa Estadual, visa à socialização das participações proativas, teóricas, práticas e manifestações artístico-culturais, dos projetos de estudantes, sob a orientação de seus professores, selecionados na Etapa Regional.

Tecnologia do Blogger.