13 de maio de 2017

Ataques cibernéticos fazem órgãos desligarem computadores no Ceará

TJ e TRE desligaram para prevenir interceptações (Reprodução)
Os ataques cibernéticos desta sexta-feira tiveram efeitos no Ceará. Os portais do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) foram desligados para prevenir possíveis interceptações.

Por isso, alguns dos serviços de ambos os órgãos devem ficar indisponíveis durante este final de semana.

O TRE-CE informou que a previsão é de que o sistema online volte a funcionar a partir da próxima segunda-feira (15).

Já o TJCE não informou nenhum prazo, mas a expectativa do órgão é de que o site volte a funcionar quando o período de ameaça cesse.

Portanto, quem precisar realizar envios de petições, fazer consultas processuais ou de jurisprudência, por exemplo, vai ter que esperar a volta dos serviços. O desligamento temporário afeta tanto a população em geral quanto advogados que trabalham usando as ferramentas dos portais. O presidente da Comissão de Tecnologia da Informação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Renato Torres, explica que a medida de precaução foi realmente a mais correta ser tomada, e que ninguém será prejudicado no que se refere a prazos.

“Ninguém precisa se preocupar, porque é obrigatório que os prazos sejam postergados”.

Apesar das paralisações nos sistemas do TRE-CE e do TJCE, outros serviços funcionaram normalmente nesta sexta (12).

A Polícia Civil e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, por exemplo, não relataram problemas ou paralisações em seus respectivos sistemas internos ou de comunicação.

A sede local do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) também continuou operando sem interrupções.

Outros serviços, como os da Enel Distribuição Ceará, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) não foram afetados.

Com Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.