6 de abril de 2015

Consórcio que prevê construção de aterro sanitário em Milagres aguarda financiamento

Vista do lixão de Milagres em 2013 (Foto: OKariri)
Na tentativa de impulsionar a erradicação dos depósitos inadequados de lixo no Estado, em 2012 a Secretaria de Cidades do governo estadual anunciou a formação de consórcios regionalizados entre os municípios para a implantar 30 aterros sanitários em diferentes áreas do Estado.

A realidade atual, contudo, é que, devido a impasses administrativos e falta de recursos, apenas dois consórcios firmados pelo projeto conseguiram efetivar a construção dos novos locais de destinação dos resíduos, segundo levantamento publicado pelo jornal Diário do Nordeste.

O consórcio que prevê a construção do aterro sanitário em Milagres, mas que engloba outros municípios do Cariri Leste, por exemplo, está com o projeto executivo concluído, mas aguarda financiamento para construção.

Hoje, o Estado possui somente cinco aterros dotados de licenciamento ambiental. Dois deles localizam-se no Cariri: o de Mauriti e o de Brejo Santo.

Em agosto do ano passado terminou o prazo limite para a substituição dos lixões pelos aterros sanitários, mas, oito meses depois, muito pouco ou nada foi feito na maioria das localidades.

Saiba como acessar o blog em seu celular.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Blog do Ribamar Xavier no Twitter.

Tecnologia do Blogger.