30 de outubro de 2021

HRC atendeu mais de 700 pacientes com AVC apenas neste ano

Houve redução do acumulado de pacientes atendidos no ano passado no HRC devido à pandemia de Covid-19(foto: Divulgação/Sesa)

O Hospital Regional do Cariri (HRC) realizou 735 atendimentos de pacientes com acidente vascular cerebral (AVC) apenas neste ano. Durante o ano de 2020, o número total de atendimentos foi de 844, 12% superior ao acumulado de 2021. A queda na procura pelo HRC teve como causa a pandemia de Covid-19, já que em 2019, o número de pacientes atendidos passou de mil ocorrências.

Segundo o médico neurologista Gustavo Vieira, coordenador da unidade de AVC do hospital, o grande número é explicado devido ao fato de a unidade ser referência para os 45 municípios que compõem a macrorregião da saúde do Cariri.

“O atendimento no HRC funciona 24h por dia, 7 dias por semana. Todos os pacientes que chegam na emergência com sintomas de AVC são triados para que possam ser atendidos mais rápido. Isso inclui a realização de exames de imagem, como a tomografia e exames de sangue”, afirma o médico, em entrevista ao repórter Guilherme Carvalho, da rádio CBN Cariri.

Além disso, há uma avaliação médica mais rápida para que o paciente seja tratado mais brevemente e obtenham uma melhora dos sintomas, segundo Vieira. O HRC dispõe ainda de medicamentos para serem utilizados nas primeiras 4 horas após o aparecimento de sintomas, e de uma ala específica para AVC, destinada a pacientes acometidos pela enfermidade.

A estudante do curso de Medicina Mariana Monteiro, de 23 anos, foi uma das pessoas atendidas no HRC neste ano. A jovem, que não fuma e não tem doenças pré existentes, sofreu um AVC no último dia 13 de outubro.

Segundo ela, a rapidez no atendimento do hospital foi crucial para a sua recuperação. “Quando entrei na emergência, eles perceberam que era um AVC por causa dos sintomas e fui diretamente para a máquina para fazer a tomografia, em seguida fui para a ressonância. O médico estava lá o tempo todo e me explicou que era um AVC isquêmico e estava dentro da janela terapêutica. Rapidamente a equipe de enfermagem veio pegar o acesso para começar a trombólise”, contou à rádio CBN Cariri. 

Com informações do jornal O POVO

Tecnologia do Blogger.