3 de agosto de 2021

Cariri já resgatou mais de 120 animais silvestres neste ano

(foto: Divulgação/CMBCE)

Mais de 120 animais silvestres foram resgatados na região do Cariri no primeiro semestre deste ano. Um desses foi o filhote de gato-do-mato resgatado em Tauá na última segunda-feira, 2. O animal, de espécie vulnerável à extinção, foi encontrado no quintal de uma residência. O caso acendeu alerta para o contato de animais silvestres com seres humanos na região.

Entretanto, em entrevista à rádio CBN Cariri, o subcomandante da Companhia Ambiental de Juazeiro do Norte, tenente Franklin, afirmou que não há muitos registros de pessoas se depararem com esses animais, principalmente com a maior existente na região, que é a onça parda. Ainda segundo ele, a fauna do Cariri abriga muitas espécies, como iguanas, pássaros, tatus e até felinos de pequeno e grande porte.

Os pássaros fazem parte do maior grupo de animais resgatados neste ano na região, de acordo com o tenente. Ao todo foram 78, entre galos de campina, corujas, gaviões e filhotes de papagaio. Além disso, a Polícia Ambiental apreendeu um filhote de gato mourisco, seis macacos pregos, dois saguis, 15 jabutis, um porco espinho, dois tatus, um gambá, quatro iguanas, 15 jibóias e uma cobra coral verdadeira.

O subcomandante explica que manter a calma e se afastar o máximo possível é o procedimento a ser seguido ao encontrar um animal silvestre. “Não pode dar as costas, nem se abaixar, porque isso representaria uma disputa. Caso ele se aproxime, você tenta se proteger levantando os braços, para intimidar e tentar dispersar o animal”, afirma o tenente.

Com informações do jornal O POVO

Tecnologia do Blogger.