19 de agosto de 2021

Apreensões de drogas disparam na região do Cariri no primeiro semestre deste ano

(Foto: SSPDS)

A região do Cariri registrou aumento de 264% na apreensão de entorpecentes no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2020. É o que mostra dados compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Estado. Segundo o levantamento, cerca de 656 kg de drogas foram retirados de circulação da região entre os meses de janeiro e julho. O número representa mais que o triplo do montante de apreendido no mesmo intervalo do ano passado, que foi de 180 kg.

As estatísticas incluem registros de todas as ações de patrulhamento e abordagens desenvolvidas pelas Forças de Segurança do Ceará na Área Integrada de Segurança (AIS) 19, que abrange ao menos 24 dos 29 municípios do Cariri.

Para o Delegado Felipe Marinho, chefe do Núcleo de Combate ao Tráfico de Drogas (NCTD) da Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, o crescimento das apreensões de entorpecentes na região reflete ações integradas das forças policiais em atividades ostensivas e repressivas. “As Polícias Militar e Civil têm trabalhado juntas e intensificado cada vez mais o trabalho de inteligência, fiscalização, investigação e de abordagens a pessoas e veículos em locais estratégicos”, disse Marinho em entrevista à Rádio CBN Cariri.

O delegado também pontua que quanto maior o montante de substâncias ilícitas recolhidas, menores devem ser os indicadores de outras modalidades de crime – como roubo e homicídio, que segundo ele estão diretamente associadas ao tráfico de drogas. “A droga é o nascedouro dos demais crimes. Do tráfico nasce o homicídio, o roubo, e tantos outras práticas criminosas. Então, à medida que você intensifica esse trabalho de combate, você consegue também reduzir o número de homicídios. Porque, a gente vê que a maioria dos homicídios está ligada a disputa por territórios ou então homicídios que são praticadas contra pessoas que devem dinheiro ao tráfico de drogas”, complementou.

Com informações do jornal O POVO

Tecnologia do Blogger.