20 de abril de 2021

Igrejas reabrem para celebrações presenciais na região do Cariri

(Foto: Luciano Cesário/O POVO)

Diferente da Arquidiocese de Fortaleza, que manteve a suspensão das celebrações presenciais — apesar da liberação pelo Governo do Estado, a Diocese do Crato, no Sul do Ceará, autorizou a reabertura das paróquias na região do Cariri para a realização de missas com presença de público. 

Segundo a instituição religiosa, as igrejas estão funcionando de acordo com o protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades de saúde, que limita a ocupação dos templos a 10% da capacidade e define obrigatoriedade do uso de máscara, álcool em gel e distanciamento mínimo de 2 metros.

Na Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, um dos principais templos religiosos de Juazeiro do Norte, os bancos foram demarcados com adesivos para indicar a distância correta entre os fiéis. “Também oferecemos álcool em gel na entrada e só permitimos o acesso a quem estiver utilizando máscara”, explica o reitor da Basílica, Padre Cícero José.

O sacerdote ainda ressalta que os fiéis integrantes do grupo de risco para a Covid-19 são orientados a acompanhar as celebrações através da internet. “A gente pede a esse público mais vulnerável à doença que, nesse momento, acompanhe a eucaristia de modo virtual, de sua própria casa”, afirma o Padre, enfatizando que a ausência dos fiéis na igreja tem lhe causa sofrimento. “Nós sofremos quando vemos os nossos fiéis, muitos deles, com sede de estar aqui conosco, mas para cuidar da vida plena para todas essas medidas estão sendo adotadas e são necessárias”, finaliza.

Com informações do jornal O Povo

Tecnologia do Blogger.