19 de janeiro de 2021

Barbalha é a primeira cidade do Cariri a iniciar o processo de imunização contra a Covid-19

(Foto: Toni Sousa/DN)

A cidade de Barbalha foi a primeira do Cariri a iniciar a vacinação contra a Covid-19. Uma enfermeira e uma técnica de enfermagem foram imunizadas às 6h40 desta terça-feira (19), no Caps III, antigo Centro de Saúde Materno Infantil. O Município é o segundo do interior cearense a começar o plano de vacinação. O primeiro foi Sobral, com a imunização realizada no fim da noite de ontem (18) em uma agente de saúde e uma técnica de enfermagem. A vacinação no Ceará começou por Fortaleza.

A técnica de enfermagem Maria Francineide de Brito foi a primeira a ser vacinada. Ela expressou "felicidade" por ter sido escolhida para "representar uma classe tão batalhadora" e disse que "esse momento foi algo sonhado ao longo desses meses de muita luta e muita batalha nas unidades básicas".

"Não esperava que [a vacina] viesse tão cedo. Significa uma luz no fim do túnel. A jornada continua, mas agora sabemos que teremos um fim com essa vacina", comemorou.

A coordenadora da Ala da UTI Covid do Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, de Barbalha, Maria das Dores Felipe Lacerda, de 31 anos, foi a segunda a ser imunizada. Após ser vacinada, a profissional destacou a importância desse ato simbólico que, para ela, representa um momento "histórico e de gratidão".

"Estamos desde no início no enfrentamento direto à Covid e hoje a gente renova a esperança de dias melhores, não só para nosso município, mas para o Ceará e para o Brasil. Passamos por momentos muito difíceis, mas agora acreditamos numa renovação, acreditamos em bons novos dias", disse Maria das Dores.

As vacinas foram aplicadas pelo prefeito do Município, Guilherme Saraiva, que também é médico. Barbalha recebeu 845 doses da vacina CoronaVac, desenvolvida pela chinesa Sinovac e produzida pelo Instituto Butantan. O quantitativo representa 34% do público prioritário da primeira fase de vacinação.

"É um momento muito importante, que representa esperança e alento para todos nós. O foco desse primeiro lote é vacinar os profissionais de saúde que estão na linha frente. Após finalizar esse processo, vamos mediar a chegada de um novo lote para estender a vacinação para mais pessoas, como os idosos", detalho Guilherme Saraiva.   

A vacinação nos demais profissionais começará amanhã, dia 20. "Será de forma volante. O Município vai até o profissional para que não tenhamos aglomeração em um único local, em um mesmo horário", informou a assessoria de comunicação.  

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.