8 de janeiro de 2021

Banco de Leite de Juazeiro do Norte sofre com queda no volume de doações

(Foto: Antônio Rodrigues/DN)

O Banco de Leite do Hospital Maternidade São Lucas, de Juazeiro do Norte, apresentou redução de doações no mês de dezembro. O total foi três vezes menor que o habitual conquistado pela unidade. A arrecadação semanal que era de cerca de 15 litros de leite, hoje, está com uma média de 5 litros. O número é insuficiente para atender a demanda de 25 leitos neonatais.

De acordo com biomédica, Wellinadia Lima, coordenadora e responsável técnica pelo Banco de Leite, a situação é preocupante, pois, durante o processamento do leite, em sua triagem, parte não é aproveitada, cerca de 5%.

“A capacidade é insuficiente para atender os 25 leitos. A gente acaba priorizando os casos mais graves. O ideal era ter uma média de 100 litros/mês”, acredita.  

A partir de novembro até janeiro, há uma queda nas doações, principalmente por ser período de férias e confraternizações entre as famílias, mas a pandemia da Covid-19 também pode ter impactado, acredita a coordenadora. “A média de 15 litros semanalmente era um bom número”, completa Wellinadia.  
 

Com informações do Diário do Nordeste


Tecnologia do Blogger.