17 de março de 2020

Festa de aniversário de Padre Cícero é cancelada pela primeira vez na história

(Foto: Antônio Rodrigues/DN)
Por prevenção ao novo coronavírus, a Diocese de Crato determinou o cancelamento dos festejos de 176 anos do Padre Cícero, no próximo dia 24 de março. O tradicional corte do bolo de 100 metros, que aconteceria na madrugada da próxima terça-feira (24), foi adiado — ainda sem data definida. Até agora, foram confirmados nove casos de Covid-19 no Ceará. Em Juazeiro do Norte, há dois casos suspeitos e três já foram descartados. 

Apesar de não ser uma das principais romarias do ano — Nossa Senhora das Dores, em setembro, Finados em novembro, e Candeias em fevereiro, atraem multidões — o evento reúne cerca de 20 mil pessoas em Juazeiro do Norte. Apenas no tradicional corte de bolo, são esperadas cinco mil. 

O secretário de Turismo e Romaria de Juazeiro do Norte, Júnior Feitosa, enfatizou que o corte de bolo não foi cancelado, mas adiado. “Ele vai acontecer, mas será quando estiver mais tranquilo. Não tem como deixar nada agendado agora. Vai depende do controle da epidemia”, reforçou. 

Esta é a primeira vez, em 38 anos, que a Semana Padre Cícero, que traz programação religiosa, cultural, esportivas e educativas, não acontece no município. Idealizada pelo jornalista Dário Maia Coimbra, o evento se tornou importante no calendário juazeirense. 

Segundo o escritor e memorialista Renato Casimiro, esta também é a primeira vez que as celebrações em homenagem ao nascimento do fundador de Juazeiro do Norte não acontecem em Juazeiro do Norte. “Em 1958, a gente teve uma fase complicada, que foi a gripe asiática, a H2N2. Mas nem as romarias foram proibidas”, enfatiza, lembrando a pandemia que matou 70 mil pessoas em todo o mundo, há mais de meio século. 

Além da data que marca o nascimento do sacerdote, a Diocese está estudando como será a tradicional missa de morte Padre Cícero, que acontece todo dia 20 de cada mês, e reúne centenas de fiéis no largo da Capela do Socorro. 

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.