LEIA TAMBÉM

17 de abril de 2018

3.500 pessoas participam da abertura da festa de Santo Expedito em Aurora

No dia 19 de maio, uma grande procissão acontecerá a partir das 17h. (Foto: Henrique Macedo/DN)
No último sábado (14), teve início a festa de Santo Expedito, em Aurora, com missa que reuniu cerca de 3.500 pessoas, no largo da Igreja Matriz Senhor Menino Deus, segundo a organização. A programação acontece até a próxima quinta-feira (19), dia em que o santo é celebrado. No entanto, um mês depois, uma grande procissão parte para o Sítio Espinheiro, onde uma capela está sendo construída.

Esta é a primeira vez que Santo Expedito está sendo festejado em Aurora e, durante os próximos três dias, terá celebrações na Igreja Matriz, às 19h, com a presença de párocos de vários municípios da região. Na abertura, aconteceu a Missa da Misericórdia presidida pelo padre Monteiro da comunidade Filhos Amados do Céu, e concelebrada pelos padres Cícero Alencar e Raimundo Ribeiro.

Em seu primeiro ano, o festejo trás o seguinte tema: “Santo Expedito ajudai-nos na superação da violência”. No entanto, não pôde ser realizado no Sítio Espinheiro, localidade em que é padroeiro, em virtude das cheias nos riachos locais, que tem registrado um grande volume de água.

No dia 19 de maio, a 3ª Companhia do 2º Batalhão da Polícia Militar vai escoltar a imagem de santo Expedito até a localidade, em uma grande procissão, onde está sendo erguida a capela. Após a missa, que será realizada às 19h, terá um leilão e apresentações culturais. Como teve que ser adiada por causa das chuvas, a organização ainda está fechando a programação dos shows que aconteceriam nesta quinta-feira.

Segundo o professor Tony Albuquerque, que coordena a construção da capela no Sítio Espinheiro, a edificação começou a partir da promessa sua mãe, Elita Alves Bezerra. Ele assumiu a obra junto com Francisca Baptista, sua sobra. O terreno, o material e toda a mão de obra está sendo doada pela comunidade. Os construtores pagam do próprio bolso o combustível para se deslocar e trabalhar aos domingos.

“A presença do santo está cada vez mais forte e com a presença da imagem, a gente está percebendo que ele tem muitos devotos em Aurora”, garante Tony. O professor afirma que, quando a capela for erguida, a comunidade vai pleitear para que se torne um santuário.

Programação

Dia 17/04 (terça-feira)
Missa celebrada pelo pároco de Milagres, Padre Ronaldo Nascimento.

Dia 18/04 (quarta-feira)
Missa celebrada pelo pároco de Aurora, Padre Alencar, tendo como pregador o diácono Janduí Gonçalves.

Dia 19/04 (quinta-feira)
Dia de Santo Expedito
Missa celebrada pelo Vigário Padre Ribeiro e concelebrada pelo Padre Alencar.
Todas as celebrações a partir das 19h

Dia 19/05 (sábado)
Procissão partindo da Igreja Matriz até o Sítio Espinheiro às 17h,
Missa, leilão e apresentações culturais, a partir das 19h


Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.