28 de fevereiro de 2018

Caminhão fica submerso na barragem do Rosário, em Milagres

(Reprodução)
Um caminhão tanque ficou submerso, na noite de ontem (27), na barragem do distrito de Rosário, em Milagres. O motorista ficou ilhado, mas logo foi resgatado. A lâmina de água na ponte, uma das principais entradas da cidade, superou a altura de mais de dois metros. A água já invade algumas casas na localidade.

Segundo testemunhas, o veículo ultrapassou a ponte por volta das 22h30, mas quando já estava na curva, onde o volume das chuvas é maior, ele cedeu para o lado esquerdo e foi engolido pela força da água. O caminhão, no momento, vinha com sua carga vazia. Os moradores acreditam que o pouco peso pode ter contribuído para o incidente.

Por causa das chuvas, o trecho possui marcações laterais de ferros de 1 metro de altura, mas elas ficaram submersas. Nestas condições, nem mesmos os veículos de maior porte podem trafegar. Para a segurança dos motoristas é importante que entrem ou deixem a cidade pela BR-116.

Apesar de não ter registrado chuvas em Milagres, nas última 24 horas, as precipitações no Sítio Serra Brava e nas cidades vizinhas de Mauriti, Barro e Brejo Santo, nos últimos dias, fez o Riacho dos Porcos aumentar seu volume e sangrar na barragem do distrito de Rosário, a cerca de 5 km da sede.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ailton Crisóstomo, geralmente a equipe do Departamento Municipal de Trânsito sinaliza, durante o dia, que os veículos não podem trafegar no local. “Não dá para fazer o controle sempre, principalmente de madrugada. Há muito tempo a gente não via tanta água. É recomendado que os veículos voltem quando a água ultrapassa a altura das marcações de ferro”, pontua.

Com seu curso inteiro na região do Cariri, o Riacho do Porcos é um dos afluentes do Rio Salgado, desaguando no distrito de Ingazeiras, em Aurora. Com sua água, ele contribui com o aumento da vazão até chegar ao Rio Jaguaribe, em Icó, que abastece o Açude Castanhão.

A última grande precipitação, naquela região, aconteceu em Mauriti, na última terça-feira (27) com 71,6 milímetros. Já no dia anterior (26), em Brejo Santo, choveu 109 milímetros no Sítio Poço do Pau, e 81 milímetros no Sítio Serra Brava, em Milagres. Todos os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com informações do Diário do Nordeste

Tecnologia do Blogger.