22 de janeiro de 2018

CE tem 40% de chances de precipitação acima da média na estação chuvosa de 2018, diz Funceme

Prognóstico climático ocorreu no Palácio da Abolição. (Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares)
A probabilidade das chuvas no Ceará ficarem acima da média na chamada estação chuvosa, de fevereiro a abril, é de 40%. As chances de haver chuva dentro da média é de 35%, e abaixo, 25%. É uma previsão melhor para o período do que a divulgada em 2017, quando a probabilidade de chover acima da média era de 30%.

O primeiro prognóstico de 2018 foi apresentado pelo presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, no auditório do Palácio da Abolição, na manhã desta segunda-feira (22). A Fundação salienta que a tendência é que o centro-sul tenha chuvas mais irregulares que as demais regiões do estado.

"O cenário que nós temos hoje para janeiro de 2018 - o trimestre, fevereiro, março e abril - ele é mais favorável do que nós tivemos no período de previsão de 2017. Apesar disso essa mesma tendência de mais normalidade ou até mesmo em algumas áreas abaixo da média para o Sul do Estado mais para o Centro-Norte uma tendência favorável acima da média", afirmou o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins.

Durante o anúncio, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, reforçou o atual momento dos reservatórios. De acordo com Teixeira as chuvas devem amenizar as condições dos principais reservatórios do estado.

“Situação é crítica. Vivemos hoje com pouca água. Os reservatórios estão com apenas 6% de suas capacidades. Existe uma preocupação dos nossos reservatórios. Eles trabalham no momento insuficientes. Temos que continuar economizando. Temos que segurar nossa água. Fazer mais com menos”, disse.

Com informações do G1 CE



Tecnologia do Blogger.