15 de maio de 2017

Quase nove mil declarações de imposto de renda foram enviadas do Cariri Leste

Brejo Santo, Mauriti e Milagres foram as cidades com o maior número de declarações enviadas (Reprodução)
Terminou no dia 28 de abril o prazo para envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. O contribuinte que ganhou mais de R$ 2.196 por mês no ano passado, incluindo o décimo terceiro salário, estava obrigado a acertar as contas com Leão.

Nos nove municípios do Cariri Leste, quase nove mil contribuintes enviaram declaração dentro do prazo legal, segundo apurou o InfoCariri junto a Receita Federal. Brejo Santo, Mauriti e Milagres foram as cidades com o maior número de declarações realizadas. Já Abaiara e Jati registraram os menores números.

Os contribuintes que eram obrigados a declarar e não o fizeram dentro do prazo terão de pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido. Se a pessoa está obrigada a declarar e não o faz, pode ficar com problemas no CPF. Já no ano seguinte ao atraso, seu CPF fica com status de "pendente de regularização''. Com esse status, a vida financeira do contribuinte já fica prejudicada. A pessoa não consegue tirar passaporte, prestar concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel nem consegue abrir conta.

Veja abaixo o número de declarações de imposto de renda enviadas, dentro do prazo legal, em cada município do Cariri Leste. 

ABAIARA: 252
AURORA: 703
BARRO: 680
BREJO SANTO: 2.827
JATI: 332
MAURITI: 1.792
MILAGRES: 1.249
PENAFORTE: 407
PORTEIRAS: 639
TOTAL: 8.881
                                                               


Tecnologia do Blogger.