11 de junho de 2016

Ministro da Integração inspeciona obra da Transposição do São Francisco, em Jati

Ministro Helder Barbalho durante visita aérea às obras do Projeto São Francisco (Foto: Divulgação)
O objetivo do governo federal é dar funcionalidade ao Projeto de Integração do Rio São Francisco e fazer a água chegar o quanto antes às torneiras das casas e às plantações de quem quer produzir, beneficiando 12 milhões de brasileiros da região do semiárido nordestino. A declaração é do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho que nesta sexta-feira (10) fez inspeção das obras do Eixo Norte do Projeto, incluindo a Barragem de Jati, ao lado do governador Camilo Santana.

A barragem compõe um trecho do empreendimento que inclui a construção de seis reservatórios e a ampliação do açude Atalho. Ela vai disponibilizar água do São Francisco para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), que atenderá a região do Cariri cearense. O CAC é uma obra executada pelo Governo do Estado com apoio financeiro da União.

Um dos pontos mais chamativos da transposição encontra-se justamente no final do Eixo Norte. É o Cuncas 1, considerado o maior túnel da América Latina para transporte de água, com 15 quilômetros de extensão e nove metros de altura e largura. A estrutura será responsável por conduzir a água do rio São Francisco entre o Ceará e a Paraíba, passando pelos municípios de Mauriti e Barro.

O Projeto São Francisco vai garantir o abastecimento constante de água a uma população de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, que possuem períodos cíclicos de estiagem.

Tecnologia do Blogger.