16 de junho de 2016

Agência do INSS em Brejo Santo é ocupada por trabalhadores rurais

Agências do INSS no Cariri são ocupadas pelos trabalhadores rurais (Foto: Cicero Valério/Agencia Miséria)
A agência do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) de Brejo Santo é uma das unidades do cariri que estão sendo ocupadas por sindicalistas e trabalhadores rurais, de acordo com o Site Miséria.

A movimentação ocorre nesta quinta-feira (16), simultaneamente em várias sedes do instituto no Brasil. Os manifestantes contam com o apoio dos servidores do próprio INSS, que protestam conjuntamente, contra a reforma previdenciária proposta pelo Governo Federal.

Os sindicalistas contam que a reforma deve ampliar o tempo de contribuição para a aposentadoria do contribuinte. Com o rombo existente no INSS o governo deve elevar para até 65 anos a idade mínima para aposentadoria do trabalhador rural.

Conforme destacou a coordenadora regional da Fetraece-Mulher (Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará), Francisca Franci. A proposta tramita no Congresso Nacional e está provocando temor também nos servidores da instituição. Conforme o diretor sindical e servidor do INSS, Fábio Caldas, com a extinção do Ministério da Previdência Social, eles temem que a previdência acabe sendo privatizada e passe a ser administrada pelos bancos.

Outra questão destacada pelo servidor é intenção de se transferir para o INSS o atendimento ao publico do programa Bolsa Família. Ele destaca que recentemente os servidores da entidade fizeram greve cobrando melhores condições de trabalho e esta ação deve sobrecarregar em até três vezes a demanda das agências. “Não é que sejamos contra. Mas, aqui em Juazeiro, se você marcar uma perícia hoje, só vai ser atendido em agosto, como é que essa estrutura poderá comportar mais essa demanda?”, questiona.

Tecnologia do Blogger.