15 de maio de 2016

Transparência da Prefeitura de Milagres precisa ser mais clara

Milagres ficou entre os 50 piores índices de transparência do Estado (Foto: Reprodução)
Pesquisa realizada pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM) analisou informações presentes nos portais de transparência das prefeituras dos 184 municípios do Estado do Ceará, estabelecendo o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131/2009) e à Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011).

A análise dos portais eletrônicos ocorreu durante os meses de fevereiro e março deste ano, depois de finalizado o prazo concedido aos chefes dos poderes executivos municipais para adoção de novos requisitos obrigatórios para cumprimento da transparência pública.

A nota de cada município foi obtida pela soma do valor alcançado pela prefeitura a partir da análise dos requisitos obrigatórios, os quais foram divididos em: uso de instrumentos de transparência na gestão fiscal e conteúdo (detalhamento das despesas, detalhamento das receitas e procedimentos licitatórios) e acessibilidade.

O município de Milagres ficou entre os 50 piores índices (média 6) alcançando a posição 137 no Estado. Considerando apenas os municípios do Cariri Leste, Milagres ficou atrás de Porteiras (média 8,9 o segundo melhor do Estado, perdendo apenas para Fortaleza); Brejo Santo (7,2); Aurora (7,1) e Barro (6,6).

Entre os pontos negativos do portal de transparência de Milagres encontrados pelo TCM, e que contribuíram para a baixa nota do município, estão a não publicação do Plano Plurianual, da Lei Orçamentária Anual e do Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Da mesma forma o órgão de Contas não localizou no portal o detalhamento de pessoal (como nome de funcionário, vínculo, cargo, lotação, carga horária e remuneração) e de convênios (como número, concedente, convenente, data da celebração e publicação, vigência, objeto, justificação, situação e valores).

Mas foi na etapa de procedimentos licitatórios que o TCM encontrou o maior número de falhas no portal da transparência do município de Milagres. Nele falta informações quanto os procedimentos, ferramenta de busca, publicações dos dados dos Prefeitos/Presidentes de Câmara/Vereadores e Gestores, publicações referentes a Legislação Municipal, seção Perguntas mais Frequentes, acessibilidade e característica da informação.

De acordo com o TCM todos os municípios serão informados das notas obtidas. O órgão vai determinar ainda a adoção de medidas corretivas visando o exato cumprimento das normas de transparência e de acesso à informação.

Saiba como acessar o blog em seu celular.
Curta nossa página no Facebook.
Siga o Blog do Ribamar Xavier no Twitter.

Tecnologia do Blogger.